Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Educação para a Criatividade


"Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se património da maioria e elevando o nível de qualidade de vida da população."
Ana Mae Barbosa (1991: 6)

Cada vez menos a escola se preocupa em preparar os alunos para escolher um bom filme, um bom livro, viver bem com os amigos e as demais pessoas, gerir uma família, ser um bom cidadão, isto porque, o modelo a seguir é o do trabalho, ao qual estamos presos, pensando, erradamente, que só será feliz aquele que trabalhar bem. É este paradoxo que vem destruindo de certa forma a família e as boas relações de amizade entre as pessoas.
Defendo a educação das crianças para uma sociedade da criatividade.
E o que é criatividade?
A criatividade é uma qualidade própria da pessoa humana, se entendermos que a pessoa é o lugar do criativo. Um dos grandes entraves para mudarmos esta situação, através da escola é a burocracia. Criatividade e burocracia são duas coisas incompatíveis. Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contacto sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. Contudo, o que se percebe é que o ensino da arte está relegado ao segundo plano, ou é encarado como mera actividade de lazer e recreação.
É uma pena!

1 comentário: