Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Ensino da Leitura: A compreensão de Textos - Texto Instrucional


"As actividades de decifração nunca devem ser separadas do verdadeiro sentido da leitura e da compreensão, isto é, devem ocorrer sempre em contexto de leitura significativa para a criança". (Sim-Sim, 2007).

A escola é o grande iniciador da leitura para a maioria das crianças. Deverá, por isso, garantir que esta actividade seja aprendida em situações de forte significação pessoal. Para isso, a leitura não pode ser apresentada como uma actividade mecânica, mas como uma actividade construtiva e empenhada do aluno, como algo a ser compreendido por referência àquilo que a criança já sabe e àquilo que quer saber para alcançar os seus objectivos. Só quando a criança conseguir estabelecer estes vínculos e perceber o valor e utilidade instrumental da leitura é que poderá empenhar-se na leitura de modo tão completo que assegure que o acto de ler é um verdadeiro acto de aprendizagem. Em suma: os textos são unidades de ensino/aprendizagem, onde o aluno deve participar activamente, não apenas copiando ou reproduzindo, mas interagindo com ele. Segundo Ana Maria Kaufman e Maria Elena Rodríguez (Leitura e Produção de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995), a capacidade alcançada no domínio destes textos incide directamente na nossa actividade diária concreta. O seu uso frequente e sua utilidade imediata justificam o trabalho escolar de abordagem e de produção de algumas de suas variedades, como é o caso de textos instrucionais. A escola e os professores, muitas vezes, acomodam-se aos textos já prontos e esquecem-se de olhar para a realidade de seus alunos e explorar textos que fazem parte do seu quotidiano, facilitando a sua compreensão e incentivando a produção textual. Os textos instrucionais são exemplos bem simples disto, pois estão presentes na comunidade e na vida escolar, possibilitando um melhor entendimento do aluno, ajudando-o a seguir instruções e regras, bem como a melhorar a sua atenção, raciocínio lógico e disciplina.

Sem comentários:

Enviar um comentário