Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EXISTE? EXISTE.


A violência na escola existe e não tem apenas a ver com alunos, ou com professores, ou com escolas, ou com estratos sociais.
Isto tem a ver com algo muito profundo e aterrador que é a “espécie de geração” que estamos a criar.
No meu tempo, éramos educados por pessoas. Hoje, os nossos jovens são educados por ecrãs (televisão e computador). E os ecrãs não são humanos…
Talvez por isso as nossas crianças cresçam sem emoções, muito vazias por dentro, sem um olhar “humano” para quem as rodeiam.
São também criadas na ilusão de que tudo lhes é permitido, vivendo numa impunidade e irresponsabilidade atroz. Julgam (ou pior, têm a certeza) que a vida é uma longa avenida de prazer, sem regras, sem leis, e que nada, absolutamente nada, dá trabalho.
Nós, pais e professores vamos deixando que isto aconteça, ou por incompetência de uns, ou por impossibilidade de outros.
Hoje é frequente que um jovem agredida um professor, ou empurre um velhinho no autocarro, ou insulte um funcionário da escola… e muitas outras coisas igualmente verdadeiras e inadmissíveis que se passam todos os dias.
A escola, hoje, serve para tudo menos para estudar.
A casa, hoje, serve para tudo menos para dar (as mínimas) noções de comportamento e boa educação.
E eles vão continuar a viver, desumanizados, diante dos ecrãs…
E nós? Vamos continuar a deixar?...

1 comentário:

  1. No geral, é bem verdade mas também há muitos miudos exemplares e não nos podemos esquecer deles. O problema é quando estamos em escolas situadas em zonas complicadas...

    ResponderEliminar